sexta-feira, junho 24, 2011

Devaneios sobre neblina

Parte 26.

Já era tarde e os pés de Manuela doíam, estava bom por hoje, era o que eles e a cabeça latejante pediam deseperadamente. Entrou em uma rua de pedras arredondadas à sua direita, era um corredor de restaurantes, lojinhas e pousadas. Foi se deixando guiar pelo suave cheiro de caldo de peixe que saía de um simpático restaurante no fundo de uma pousadinha com vista para o mar. A vantagem de quando há muito não se come é que o sentido avassalador da fome não permite que se pense em mais nada. Naquele momento, tudo o que Manuela queria era o bom caldo de peixe seguido por graúdos camarões grelhados e umas batatas, sabia disso, como era bom ter certezas.

No longo corredor que levava até o salão do restaurante centenas de porta-retratos enfeitavam as gastas paredes vermelhas contando a história de pelo menos três décadas passadas. Eram fotos festivas de jantares, almoços e passeios de barco pelas praias da região. A figura mais constate era de um homem forte e sorridente, às vezes mais jovem de cabelos castanhos quase ruivos e em outras já grisalho com o semblante mais cansado, mas sempre muito altivo e com os profundos olhos pretos bastante acordados como os de um maestro que posa ao lado dos integrantes da sua pequena orquestra particular. Muitas vezes estava no meio de famílias que não pareciam ser suas e de amigos, muitos, que haviam se tornado próximos ao longo dos anos de constante visitação.

No fim do corredor desvendou-se um amplo salão decorado com móveis antigos e aleatórios que davam uma cara de casa ao colorido e aconchegante salão de jantar. Foi recebida pelo dono do restaurante, o mesmo senhor das fotos, agora alguns anos mais velho, um estrangeiro de sotaque irreconhecível, falava português com uma mistura de castelhano e alemão, aparentava ter sessenta e poucos anos, ostentava cheios cabelos brancos e uma barba crescida da mesma cor, a pele era de um bronze avermelhado, daqueles das peles muito brancas que passaram a vida expostas ao sol dos trópicos e carregam um bronzeado resignado de uma pele que desistiu de sofrer.

Rico, sessenta e oito anos, cabelos brancos, um dia castanhos, barba cheia e branca, profundos olhos negros sempre muito interessados, austríaco. Formado em direito, começou a rodar o mundo sem destino certo no início da juventude, vive no Brasil onde abriu uma pousada para acolher quem vive de passagem. Sente muita saudade da filha.

Ainda era cedo para o jantar e o restaurante estava completamente vazio, mesmo assim, Rico, depois de um breve cumprimento, conduziu-a até uma pequena mesa para duas pessoas encostada na grande janela com vista para o mar no fundo do salão. Aproveite o pôr do sol enquanto trago o cardápio, é uma maravilha nessa época do ano. Disse isso com tamanha propriedade e doçura que deixou Manuela sem alternativa senão seguir suas ordens.

5 comentários:

Thay disse...

Como é bom ter certeza absoluta do que queremos.
Manuela sabe. E mesmo quando a certeza não é absoluta, ela "se joga". Corre atrás. Acho que é isso que gosto mais nela.

Imaginei Manuela em Paraty. As pedras, lojinhas, pousadas. :)

Já adoro Seu Rico. "abriu uma pousada para acolher quem vive de passagem." Olha como isso é lindo!

Sua escrita tem tantos detalhes, tudo tão lindo. Não canso nunca. Está virando filme, aqui.

Espero o próximo. Ansiosa. E vou cobrar! Rá!

Um beijo, Vi.

Luiza L. disse...

Que lindinhas as coisas que você escreve. Li vários textos seus, desde os mais antigos, e adorei a sutileza e a delicadeza que você usa pra criar suas histórias. Adorei! Adorei até mesmo sua foto daqui, com esse vestido azul, que me transmite bastante a sensação que tenho ao ler seus textos. Parabéns! Só me falta assistir seu filme. Assistirei em breve! ;)

Nanni Almeida disse...

Palavras simples com beleza difícil de comentar ... vou voltar mais vezes!

Deu vontade de fotografar Manuela, quem sabe descobriria o que ela admirava mais. O pôr do do sol, o mar ou tudo ao mesmo tempo.

Vitória Frate disse...

Adoro os comentários aqui no Blog. Obrigada!

Anônimo disse...

Oi Vitória, descobri seu blog há pouco, não sabia que gostava de escrever contos, eu tb escrevo alguns e aqui publico: http://unscontosumascronicas.wordpress.com/

Voltarei para ler os seus com calma..

Beijos!

Andréa Silveira.