domingo, dezembro 27, 2009

Fragmentos de uma noite quente. Parte 1

(...)
Ela- A verdade é que quando você não tem tempo para nada você vai lá e resolve tudo, e quando você tem tempo para tudo acaba não resolvendo nada, que merda!

Ele- Acho que você deveria trabalhar em um livro novo. Por que você não tenta?

Ela- Primeiro, porque falta talento. Segundo, porque eu não sou escritora.

Ele- Ah não! Você é o quê então?

Ela- Eu... sou eu! Eu poderia fazer que nem a Sophie Calle, né? Começar a expor radicalmente a minha intimidade até transformar tudo em arte. Aí eu nunca mais ia ter que ficar pensando no que responder quando me perguntassem o que estou fazendo. Poderia responder:Estou em processo! Processo é bonito. Processo de criação! Olha que bonito. E aí me perguntariam sobre o quê, e eu responderia: Sobre o infinito íntimo que nos habita!
(olha muito séria para ele e começa a rir).

Ele- Vou colocar essa frase no roteiro. (pega o Laptop)

Ela- Poxa! Assim vou ter que inventar um plano B para ser a solução da minha vida... Quero me mudar para São Paulo!

Ele- Ah tá. Só isso?

Ela- Só.

Ele- Assim do nada?

Ela- Não é do nada. O rio é foda mas, é bonito demais, presente demais, é tudo tanto que te oprime. São Paulo não. São Paulo é uma cidade de gente. Uma cidade moldada pelos cidadãos, nós aqui, somos moldados pela cidade. Não tem jeito, ninguém resiste a tanta exuberância.
(Pausa) Vou para cama!

Ele- Não senhora, você vai se arrumar e vai correr na lagoa. Vai vai, aproveita que você vai morar em São Paulo e vai curtir a Lagoa que lá só vai ter o Ibira.

Ela levanta lentamente e segue em direção ao quarto.

5 comentários:

Daiane Santo disse...

Esse diálogo foi ótimo.Muito bom.Quero ler logo a segunda parte da história.Não demore-se muito,mocinha

Simplismente Gabi. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Simplismente Gabi. disse...

Adoreiii....estou ansiosa para segunda Parte,parabéns vitória sempre leio os seus textos adoro.
admiro muito seu trabalho.
beijos ;*

Angelo Abi-Zaid disse...

Fazendo uma análise exclusivamente poética (desconsiderando os aspectos políticos e sociais que diferenciaram, historicamente, a construção das duas cidades)chego a mesma conclusão que você: o Rio já nasceu pronto, perfeito, uma cidade que encontra causa e fim na sua própria natureza. A sensação que tenho é que os homens existem apenas para "estragar" o produto final de uma arte divina, fruto de grande inspiração. Por isso, esse medo de tocá-lo.
Já SP tem uma beleza diferente, uma beleza construída. Nos sentimos responsáveis pelo o que hoje SP é. SP é nossa, podemos tocá-la. O Rio é de Deus e São Paulo é dos homens. Sorte de quem pode ficar com as duas!
E você ainda vem me dizer no FS que o que você escreve não tem qualidade suficiente para morar fora do seu computador? Você ainda vai mudar de idéia...

ba disse...

Ele, sempre pensando. Ela, sempre sentindo. Conciliar, equilibrar e aceitar isso é trabalho de Hércules. E de Dejanira também.